23 setembro 2011

A escova progressiva provavelmente não causa problemas para o bebê, mas a verdade é que ainda não há informações suficientes para se ter certeza de que é totalmente segura durante a gravidez. Por esse motivo, muitos médicos acreditam que o melhor é evitar esse tipo de alisamento de cabelo, principalmente no primeiro trimestre de gestação, fase crucial na formação dos órgãos do feto.

Escova progressiva e outros tratamentos químicos para alisar os cabelos são procedimentos feitos com produtos que quase sempre contêm doses variadas de formol, uma substância apontada como cancerígena pelo
Instituto Nacional do Câncer (Inca) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Tenha cuidado mesmo com os métodos mais recentes, propagandeados como mais seguros, como as chamadas escovas de chocolate ou de frutas, porque elas também podem conter formol e ser igualmente tóxicas.


De acordo com a Vigilância Sanitária (
Anvisa), agência do governo que regulamenta esse tipo de produto, o formol só é permitido na cosmética agindo como conservante (concentração inferior a 0,2%, a qual não tem poder alisante).

Existem produtos certificados pela Anvisa para alisamento capilar sem formol, à base de carbonato de guanidina, por exemplo, mas eles devem ser analisados caso a caso pelo obstetra.


É preciso ainda muito cuidado ao selecionar o salão onde é feito o alisamento, porque não é incomum que o formol seja acrescentado depois à mistura industrializada para potencializar o efeito das escovas progressivas. Fique de olho onde e com quem você faz o procedimento, e sempre demonstre sua preocupação com o fato de estar grávida.


"Como os produtos são aplicados a partir do couro cabeludo e teriam um potencial maior de absorção na gestante, parece mais seguro não utilizar o alisamento durante a gravidez", afirma a obstetra Rosa Maria Ruocco, do Hospital das Clínicas de São Paulo, incisiva ao desaconselhar o alisamento artificial.


Por outro lado, alguns especialistas acreditam que a quantidade de produto absorvida pelo corpo é pequena demais para ser preocupante, desde que as mullheres não abusem dos tratamentos. De acordo com a obstetriz britânica Mary McDonald,
uma escova progressiva durante a gestação (depois do primeiro trimestre) pode ajudar você a se sentir melhor consigo mesma.

"É importante estar bem na gravidez. Então, você precisa considerar se pintar o cabelo, fazer um permanente ou um alisamento vai fazer você se sentir bem ou vai fazer você ficar com medo de eventuais problemas", observa.


Além da dúvida sobre a absorção dos componentes da fórmula pela pele, os vapores químicos que se espalham no ar no momento da aplicação devem ser o menos possível aspirados pela gestante, porque podem ser prejudiciais ao bebê. O ambiente deve ser bem arejado.


Quem trabalha em salão de beleza e está grávida tem que se proteger bem do contato com esses vapores (consulte o obstetra para saber que tipo de máscara é proteção eficaz, pois a máscara comum não protege contra gases inalatórios e formol), e usar sempre luvas ao manusear produtos. 

Fonte: BabyCenter

2 comentários:

  1. oi querida, somos vizinhas, estou pertinho de você por enquanto, esperando minha casa terminar em goiania! Adorei seu blog!
    Estou seguindo!
    Minha filha esta gravida tb e fazia progressiva. Ela parou totalmente. Muito legal vc trazer resta informação!
    Sou blogueira também e se quiser me visitar e seguir, ficarei feliz! Já estou te seguindo!
    beijinhos e boa sorte!
    Mari

    ResponderExcluir
  2. Olá Linda, Futura Mamãe hahahaha !!!
    Primeiro Parabéns né
    Mais uma menininha para prolongar a beleza na terra, não é mesmo !
    amei seu blog, muito legal mesmo,
    te convido a conheçer o meu:

    http://www.makeawishtla.blogspot.com/

    beijooos !

    ResponderExcluir

Minhas Redes Sociais

Quem sou eu






Veja o perfil completo

Aqui compartilho minhas "mulherzices", meu lado mãe, cotidiano, guloseimas, reflexões, faça vocês mesma (DIY) e tudo o que me inspira!

Meus Vídeos

Loading...

Ultimas no Instagran

Seguidores

Vila Mulher

Blog VilaMulher

CBBloggers

Eu Sou do CBBlogers
Tecnologia do Blogger.

Océane Femme

Loja Beijo Pink